MedicSearch: Health Intelligence Services

Procurar emprego

Pesquisa

As consequências da gestão da pandemia de gripe A e lições aprendidas

Neste artigo de opinião, o Dr Juan Gérvas faz um balanço da gestão da pandemia, expondo as consequências negativas do ponto de vista político, social e económico, bem como as ilações que os profissionais de saúde, os pacientes e os cidadãos podem tirar.





Consulte o artigo completo aqui

 

Será possível avaliar um "Bom Médico"?

Num artigo publicado no New England Journal of Medicine, a Dra Danielle Ofri questiona-se sobre a importância de medir a qualidade do trabalho dos médicos através de indicadores. A autora considera que a evidência científica existente sobre a utilidade dos indicadores não é sólida , para além de que a complexidade da doença dificilmente se pode traduzir meramente por dados estatísticos. Por outro lado, é muito difícil medir  muitos dos aspectos fundamentais na prestação de cuidados de saúde, como a ética, a compaixão ou a inteligência.

Consulte o artigo completo aqui

 

Más práticas da Indústria Farmacêutica

 

O laboratório Farmacêutico Astra Zeneca terá ocultado dados importantes  relativamente ao seu ensaio "Trial 15", que comparou o uso de quetiapina e de haloperidol en pacientes com esquizofrenia em remissão. Neste artigo, o Dr Ben Goldacre, comenta que apenas foram publicados os dados que favorecem a quetiapina, nomeadamente alguns aspectos cognitivos, embora se tenha ocultado que a quetiapina levou a um aumento significativo de peso e a um aumento do risco de diabetes.

Consulte o artigo completo aqui

  

O testemunho de um medico Nepalês nos Estados Unidos

Siddhartha Yadav é um jovem médico Nepalês que emigrou para os Estados Unidos para ter acesso ao internato médico daquele país e perseguir o seu sonho de fazer investigação clínica. Neste artigo de opinião fala das razões que o levaram a abandonar o seu país, nomeadamente a falta de oportunidades para  fazer investigação, a corrupção, as más condições de trabalho ou a influência política.

  

Consulte o artigo completo aqui

 

Os médicos estrangeiros a exercer nos EUA têm qualidade?

Para poder exercer medicina nos Estados Unidos, um médico formado noutro país tem de passar por um processo extremamente rigoroso de reconhecimento de qualificações profissionais. Ao contrário do que se julgava até agora, os estudos mais recentes mostram que a nacionalidade ou a língua-mãe não estão relacionados com a pior prestação de cuidados de saúde e com a obtenção de piores resultados em termos de mortalidade.

Consulte o artigo completo aqui

 

Vale a pena estudar medicina no século XXI?

Neste artigo de opinião, o Dr Juan Gérvas resume a apresentação recente que realizou na Universidade Autónoma de Madrid a estudantes de Medicina do primeiro, onde lhes explicou que ainda vale a pena ser médico na sociedade actual do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico. O paradigma tradicional da relação médico-paciente tem que mudar de forma a satisfazer as necessidades da complexidade da medicina moderna, em que o volume actual do conhecimento médico e a exigência crescente de maior transparência e responsabilização dificulta a prestação segura de cuidados médicos.

Consulte o artigo completo aqui

 

Entrevista a Lisa Sanders

Lisa Sanders é médica, e é a autora da coluna "Diagnosis" da revista do jornal New York Times, que inspirou a criação da série televisiva "Dr House". Nesta entrevista, ela fala do seu percurso profissional, e da sua actividade como assessora técnica da série.

Consulte o artigo completo aqui

 

Médicos Espanhóis na Nova Zelândia

Uma médica de família Espanhola, insatisfeita com a precariedade laboral que se vive actualmente na área dos Cuidados de Saúde Primários em Espanha, mudou-se para a Nova Zelândia para dar um novo rumo à sua carreira. Neste blogue, narra como está a a ser a sua nova vida.

Consulte o artigo completo aqui

 

Carreiras Médicas e Necessidades da Sociedade

A maior parte dos médicos tem preferência por uma carreira hospitalar. Todavia, a maior parte dos cuidados de saúde em muitos países desenvolvidos é prestada a nível comunitário, para além de que há uma grande dificuldade a nível global em atrair profissionais para uma carreira nos Cuidados de Saúde Primários. Como conciliar as preferências e ambições dos médicos com as reais necessidades de recursos humanos por parte da sociedade?

Consulte o artigo completo aqui

 

Medicina no Médio Oriente

A Dra Rajka Milanovic é uma médica Americana que tem trabalhado nos últimos anos no Médio Oriente, e que relata a sua experiência profissional em Doha, bem como o choque cultural derivado de viver num país Árabe.

Consulte o artigo completo aqui





"Malícia Sanitária"

Utilizando a vacina contra a gripe como exemplo, o Dr Juan Gérvas explica o que é a "malícia sanitária". De acordo com um estudo recente do American Journal of Epidemiology, pacientes idosos que receberam a vacina da gripe apresentam taxas de mortalidade inferiores a pacientes idosos que não receberam a mesma vacina, embora a taxa de mortalidade também seja inferior durante todo o ano, o que poderá ter a ver com o facto de naturalmente seram mais saudáveis, terem menos problemas de saúde e de se sentirem à partida mais "saudáveis".

Consulte o artigo completo aqui













Login


Registe-se


Contacte-nos


  • Medic Search
  • Pr. Duque de Saldanha, nº 20, 2º Dt
  • 1050-094
  • Lisboa
  • Portugal
  • Telefone: +351 213 153 917/8/9
  • Fax: +351 213 545 101